terça-feira, 19 de julho de 2011

O reino das palavras

 Quantas pessoas já não fizeram a mesma pergunta?Parece banal,fora de contexto,sem sentido algum.Por que essa pergunta quando podemos perguntar quantos gols o Brasil marcou no último jogo, ou quem matou quem na novela? Não é desprezo pelo futebol ou televisão, mesmo porque estão inclusos no reino interminável,maravilhoso,quase inexplicável e ao mesmo tempo secreto,sombrio capaz de roubar mil sorrisos e até mesmo proporcionar dias que parecem intermináveis de sofrimento,angústia.Esse é o reino das palavras.Ele é como uma caixa,mas não uma caixa comum.Inova aqui,inova ali.É o mais belo e criativo de todos onde qualquer um é capaz de criar,emocionar,transformar. 
 E se alguém ainda não entender o poder de uma palavra do reino, seja ela a mais ou a menos,é só olhar ao redor.Quem sorri e é mais forte para encarar os altos e baixos do dia? Aquele que levanta, toma café e vai trabalhar ou aquele que logo ao nascer do sol ouve seja por um sussurro ou um grito exagerado as palavras que encaixam como uma luva nas mãos certas, nos ouvidos esperançosos? 
 Com rima ou sem rima,elas nos movem todos os dias.Concluímos metas,vencemos obstáculos,curamos o incurável,somos o que somos então.Quem nunca desistiu depois de ler ''você retrocede minha vida''? Quem nunca prosseguiu depois de ler ''você é capaz sim''.As palavras exercem em nossa vida algo incontrolável, é um caminhar bambo na estrada,é lutar,perder ou ficar no meio do caminho.
 O grande problema é quando atrasamos nossas vidas,nossos planos por aquilo que deveria ser evitado ler,ouvir,escrever.Aquelas que penetram uma invalidade angustiante demais para continuar andando, nos deixam cegos,surdos e mudos.As vezes somos capazes de distinguir o certo e o errado,mas aquelas palavras,aquelas que gostaríamos de nunca ter tido contato,voltam e parecem que voltam sempre que estamos capazes de então renovar,elas voltam tirando nossas pernas,nossa força e visão,inválidos mais uma vez.
 O reino é tudo.É de lá que saem os discursos dos grandes ditadores,as falácias que movem uma nação.É de lá os pedidos de socorro,orações,despidas e motivação para mais uma grande guerra.Mas é também o lugar das primeiras palavras do bebê,a fala do narrador,o aprendizado do aluno explicando para os pais o que aprendeu na escola.Coisas boas e ruins como infelizmente fomos domesticados a entender e alguns até aceitar.
 Então use, use para o bem,use para arrancar sorrisos,use para modificar o intransformável.Cuide delas,cuide com carinho,agarre as positivas e libere as negativas.Pronuncie incansavelmente as melhores, utilize com delicadeza quando necessário as dolorosas,seja esperto,seja um pouco humano.Agora cuidado com a junção de algumas,elas podem ferir,cavar um poço fundo demais, fundo demais para tampar novamente.Irreversível,talvez tarde demais.Já disse um ''eu te amo'' hoje?

Nenhum comentário: