terça-feira, 19 de julho de 2011

Qual o preço de uma amizade?


 Fomos a uma pizzaria, quarta-feira de férias, sensação de ''liberdade''. Convidei muitos amigos sabendo que poucos estariam lá, entretanto os que estavam inicialmente foram confortantes.Éramos 9 e ainda faltavam 2.Pedimos uma,duas,três pizzas a alguns refrigerantes e um suco.Conversamos,comemos,rimos muitos,lembramos,relembramos.Meu melhor amigo disse em restrito envergonhado ''não trouxe o dinheiro para pagar''.Fiz uma careta e sorri confortando-o, isso não era um problema, bom eu achava que não.Disse para ele ficar tranquilo,o importante era ele estar lá, já que para mim,uma pessoa que privilegia primeiramente amizades a presença dele era mais que o suficiente.
  Entre um e outro episódio da novela,fotografias e taças quebradas minhas duas amigas que faltavam,chegaram.Pedimos uma pizza e elas comeram assim como outros que estavam lá,inclusive eu.O combinado era cada um levar 20 reais, pelas contas o total seria de 220, mas sem o dinheiro do meu melhor amigo,seria 200.Elas ainda estavam com fome e todos decidiram comprar mais um,até que uma das pessoas da mesa disse : quero saber se esse dinheiro vai dar.Refleti, elas tinham que comer mais,já que iriam pagar o mesmo que todo mundo,mas o dinheiro seria o suficiente? Resolvi junto com alguns amigos pedir a conta e com o que sobrasse compraríamos mais.
 A conta deu 166, mas com o opcional sairia por 184.Se não pagássemos o opcional, compraríamos a pizza sem preocupação alguma,mas uma amiga decidiu que pagaríamos sim já que como ela mesmo disse ''eles vivem disso''.Uma pizza custava mais ou menos 46 reais,antes de eu ir pagar um amigo meu falou ''pega esse dinheiro é para aparentar que é do teu melhor amigo, da na mão dele''.Dei e na hora de juntar o dinheiro, ele devolveu para mim.Meio desnecessário, mas se ele estava melhor assim, por mim tudo bem.
 Sem contar tudo que eu tinha, levei todo o dinheiro e dei ao caixa,esperando o troco.Quando recebi e contei percebi que tínhamos dinheiro para comprar sorvete. Minhas duas amigas que chegaram por último ainda estavam com fome, em conjunto decidimos comprar lanches para elas e sorvete.Ao sair da pizzaria meu amigo disse ''ei, devolve os 10 reais''.Devolvi confuso e ele explicou ''era só para fazer capa, ele estava constrangido''.Sem os 10 reais, ficou mais impossível comprar sorvete e lanches.A amiga que foi pagar junto comigo viu quando dei o dinheiro ao meu amigo e ficou toda desconfiada e cheia de perguntas que confundiam minha cabeça.
 Não respondi nenhuma, nem menti, nem falei. Talvez tenha omitido, não queria estar diretamente ligado a tudo que eu já está estava entrelaçado. Ao chegar na sorveteria que era bem ao lado, na hora das escolhas sussurrei para minha amiga mais intimida que o dinheiro não cobriria os custos.Peguei o que sobrou e dividi entre alguns e esses dividiriam com outros a metade.Bom, eu dei 2 reais para cada.Muitos devem estar confusos. Sim, eu dei dois reais para cada um, dividir com outros, ou seja, mais ou menos um real para cada.Para minhas duas últimas amigas que chegaram eu dei 5 reais, para contribuir com o lanche.Só que duas pessoas não entenderam e fizeram toda uma confusa desnecessária por absolutamente um real.
 Primeiramente o que elas comeram cobriu os 20 reais obrigatórios que cada um deveria levar, brigar por um real,ultrapassa o limite da mediocridade.Fiquei sem reação,sem palavras para cena tão descabida.Escutei tolices até o ponto que explodi e recolhi o dinheiro que dei para alguns e dei necessariamente para quem estava reclamando.Os que receberem para dividir com os dois neandertais estavam super indiferentes, para eles era tão desprezível o tão precioso um ''real'' que assim como eu, ignoraram.
 Mas algo não pôde ser ignorado ali.Comentários e sussurros, brigas, divisões.O que antes era uma mesa, dividiu-se em três. Será que os neandertais não perceberam que a noite era uma despedida para as férias, o quão importante cada momento. E o mais significativo de tudo : meu melhor amigo.Amigo deles também, vendo toda aquela situação, sentindo-se minimizado e com toda a razão do mundo, vendo que por culpa de neandertais, digladiando-se por tão pouco colocaram em risco uma noite especial, a sensação de um amigo comum a todos.E sabe por que? Por dois reais, ou um real, não sei. E a pergunta é : Qual o preço de uma amizade?

Nenhum comentário: