quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A necessidade das cidades

Até o século XX, o Brasil concentrava a maioria da população no campo, certa de 70%, sua produção e ideias o transformaram em um país agroexportador. Após a industrialização o território brasileiro passou a ser urbano-industrial com a produção na cidade e as ideias urbanas. O consumo aumentou, a circulação que antes era restrita passou a ser ampla-complexa, fazendo a vida urbana não ser mais uma opção e sim uma necessidade.
 Não é de hoje que há elementos atrativos na ''cidade grande'', fortalecendo o velho e famoso êxodo rural. A imagem passada pela vida urbana é: felicidade aparentemente inesgotável, o que de fato já foi desmentido por A+B. A cidade não é o país das maravilhas de Alice, quilômetros de trânsito caótico, criminalidade, poluição, intolerância, falta de respeito, ausência de acessibilidade, moradia. Metros de terra custando cada vez mais caro, sobreviver custando cada vez mais caro.
 E por que mesmo assim é uma necessidade viver no meio urbano? Maior concentração de grandes empresas, logo estarão os melhores empregos  para  os mais qualificados, mais aptos na seleção natural de Darwin. Melhores projetos, infraestrutura, investimentos mesmo que precários sobrepõem-se ao oferecido à vida no campo. A vida rural não é uma realidade para quem fazer uma boa faculdade, arrumar um bom emprego. É na disputada urbana desumana a exclusão ou inclusão dos mais preparados.
 Máquina substituindo o homem do campo acelerou a migração e o cenário das atividades. Busca pelo conhecimento, aperfeiçoamento de técnicas, disputas e concorrências favorecendo os mais ativos, ou seja, aqueles integrados em atualidades, inovações propostas pelos centros urbanos. A busca por melhores empregos e condições de vida depende não só das iniciativas do governo, mas da população em si, não jogando lixo nas ruas, rios, reciclando, limpando um bem comum.
 Mesmo com todos os problemas as cidades oferecem acesso a diferentes culturas, alguns hospitais qualificados, parques, museus, zonas de conforto que possibilitam uma fuga do caos. Sendo uma necessidade, as cidades poderiam promover melhores projetos, inclusão, diminuição da exclusão transformando a vida urbana em uma realidade mais agradável.

Nenhum comentário: